Colégio Horácio de Matos comemora o Dia da Consciência Negra        18 de  novembro de 2010

.


O Colégio Estadual Horácio de Matos, realizou uma mesa redonda com o tema Consciência Negra onde estiveram presentes as palestrantes: profª. Evelina Trindade Lima, que falou sobre: “A Trajetória do Negro no Brasil”. As professoras Lindaura Tereza da Silva e Thaís Antônia Oliveira que discutiram sobre: “História e cultura Africana e Afro-brasileira, Novas Perspectivas Educacionais”, Negritude e Autoestima , Marielle Lelles que abordou o tema: “Racismo, Ele Existe?” e Nelzani Luz.

Presente no evento, o prefeito Procópio Alencar, explanou sobre o preconceito racial e social no Brasil.

Com a presença de quase todos os discentes do colégio, o corpo docente da instituição realizou uma série de atividades que visaram a volorização da cultura negra. A ação cultural contou ainda com a participação do pastor da Igreja Batista, Henrique que colocou em pauta os obstáculos que cada indivíduo tem que enfrentar na vida e da construção da auto-imagem.

Ao ser questionada por um participante sobre o sistema de cotas para negros nas universidades, a professora Lindaura, defendeu a cota para negros,e alunos de escolas públicas: "
“Foi provado que precisamos de cotas, foi a maneira que o governo achou de inserir o negro ao ensino superior, enquanto a escola pública não oferece um ensino de qualidade para equiparar um estudante de escola pública ao de escola particular. Não basta ser negro, tem que ser pobre para ter cota! ”

Vários alunos fizeram perguntas aos palestrantes e sairam do evento elucidados e com uma visão real sobre o verdadeiro sentido da palavra PRECONCEITO. A Coordenadora Pedagógica e organizadora do evento, Cláudia Brasília Guimarães encerrou o mesmo, relatando a importância que um evento como este tem na sociedade.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Por: Suzana Dantas

Veja algumas imagens:

home page a rádio programação anuncie na 104,9 FM ! contatos

Papéis de Parede
clique clique clique
Apoios
.